Diaconia IPEM

Exercicio da misericórdia, tarefa nobre exige diligência e sensibilidade

1º Encontro de diáconos 2ª I.P.B. Barra Mansa-RJ

Posted by diaconosipem em 14 de dezembro de 2012

Histórico 1º Encontro de Diáconos na IPB Barra Mansa – RJ

No dia 13/08/2012 o diacono Rodrigo(2ªI.P.Barra Mansa-RJ) entra em contato com o diacono Marcos(I.P.Erm.Matarazzo-SP), para saber maiores detalhes de como foi o congresso realizado na IPEM em abril ( https://diaconosipem.wordpress.com/2012/04/24/2o-congresso-de-diaconos-da-ipb-em-i-p-ermelino-matarazzo-sp/). Onde foi repassado algumas informações sobre o congresso.

E para minha surpresa o amado irmão diácono Rodrigo me fez o convite em estar reproduzindo o conteúdo.

Consultei ao Senhor, minha amada família(esposa e filhos), meus amados pastores rev.Gilberto Pires e rev. Alcindo Almeida onde tive o total apoio deles e aceitei o desafio de falar sobre aquilo que pude aprender e a prática, baseada no estudo ministrado pelo rev. Heber Carlos Campos Jr., onde nos trouxe um estudo sobre João Calvino e Diaconia e neste trabalho foi considerar o ensino e a prática de João Calvino com respeito ao diaconato e à ação social, e demonstrar como ele, à semelhança dos outros reformadores, “redescobriu a função de serviço social desempenhada pelo diácono na igreja primitiva”. Com a graça de Deus também houve um estudo um pouco mais profundo sobre Calvino através de alguns livros.

08 de Dezembro – dia do encontro “A responsabilidade da diaconia e o seus desafios”

A palestra iniciou com uma oração e o diacono Rodrigo fez a liturgia baseado no texto de 2Tim.2:15( Procure apresentar-ser a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade) e depois cantamos 2 canticos espirituais.

Com a palavra o diacono Marcos Alexandre abordou comentou com os irmãos que os diáconos muitas vezes limitam-se a atividades tais como auxiliar a manutenção da ordem durante os cultos e recolher as contribuições dos fiéis. Todavia, por ser um conceito central nas Escrituras, na ética e na teologia, a diaconia cristã deve ter alta prioridade na vida e no testemunho da igreja. Através de homens do passado para a ocasião Calvino pode nos ensinar muito naquilo que quando ele esteve em Genebra e viu os dois tipos de diáconos(Procurador/Hospitaleiro).

Durante a palestra abordamos os seguintes tópicos:

* Período na vida de Calvino( nascimento até o retorno de Genebra pela segunda vez)

* Tentativas de mudanças social

* Ordenanças eclesiasticas

* Duplo diaconato

* Hospital Geral

* Inovações sociais

* Uma breve reflexão e exemplos que podemos fazer em nosso cotidiano com o duplo diaconato e parcerias

* Reflexão em I Timoteo 3:8-13 baseado em um sermão de Calvino (envolvendo vida cristã)

* Manual Presbiteriano

* Ação social (exemplos)

E outras coisas também foram abordadas.

Segue abaixo algumas fotos do encontro.

Clique nas fotos para ampliar.

SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG

Presbitero Ozias, pai do diacono Rodrigo

Presbitero Ozias, pai do diacono Rodrigo

Diacono Alcindo e Diacono Rodrigo(camisa polo) organizador do Encontro de Diaconos

Diacono Alcindo e Diacono Rodrigo(camisa polo) organizador do Encontro de Diaconos

As irmãs Rose e Renata(vestido branco) esposa do diacono Rodrigo.

As irmãs Rose e Renata(vestido branco) esposa do diacono Rodrigo.

SAMSUNG

Irmãos preciosos que contribuiram com a alimentação. Presb. Ferreira, Presb.Adauto, irmãs Marlene e Renata

Irmãos preciosos que contribuiram com a alimentação. Presb. Ferreira, Presb.Adauto, irmãs Marlene e Renata

SAMSUNG

Hora do almoço

Hora do almoço

SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG

2ªI.P.Barra Mansa-RJ

2ªI.P.Barra Mansa-RJ

Diaconia não é apenas um certo setor da atividade da igreja. Diaconia é a própria identidade da Igreja. A igreja não apenas exerce diaconia ela se define  e se identifica pela diaconia: A igreja de Jesus ou é diaconal ou não é igreja de Jesus.

Jesus Servo é contemplado como princípio e paradigma de toda a missão de seus discípulos e discípulas: Mc 10,43-45; Lc 22,26s. e Jo 12,25s.: seguir a Jesus é servir (cf. Mc 9,33-37). O serviço é, assim, a própria identidade do discipulado. Não é que se é discípulo(a) e, por conseqüência, se exerce o serviço. Não. É-se discípulo na medida em que se é servidor. Discípulo equivale a diácono, a servidor.

Por isso, toda tarefa de dedicação ao evangelho é diaconia, desde a proclamação missionária até a edificação da comunidade: é o “Serviço do Evangelho” (cf. 2Cor 4,1; 5,18; Cl 1,23; Rm 11,13)     extraído

No 1 encontro de diaconos na I.P.Barra Mansa-RJ, tivemos a presença dos irmãos dos seguintes locais:

 IPB Ano Bom, IPB Vila Maria, IPB 9 de Abril, IPB Boa Vista, IPB Vista Alegre, viriam outras duas igrejas de Resende, mas tiveram problemas com o carro.
Nosso muito obrigado ao bondoso Deus, que nos concedeu um dia excelente onde podemos conhecer outros irmãos(diaconos/presbiteros e pastores) a  todas pessoas que diretamente e inderetamente  apoiou o diacono Rodrigo para a realização do encontro, conselho e pastor(Pedro) da Igreja Presbiteriana de Barra Mansa-RJ.

Glorifico a Deus pela vida do casal diac.Rodrigo e irmã Renata que  me acolheu muito bem em seu lar,  durante a viagem a preocupação se estava tudo bem com a minha pessoa.

 Aproveito também o momento e agradeço ao Senhor pois através desse sim que dei ao irmão diacono Rodrigo em poder falar alguma coisa sobre o diaconato, o Eterno proporcionou dois momentos de falar algo muito resumido sobre Calvino e a diaconia nas EBD da I.P.Erm.Matarazzo(28/10/2012) e depois no dia (25/11/2012) na I.P.José Nunes.

2 Respostas to “1º Encontro de diáconos 2ª I.P.B. Barra Mansa-RJ”

  1. Rodrigo said

    Evento abençoador. Através do irmão Marcos (instrumento de Deus), aprendemos muito. Eu recomendo convidá-lo. Dc. Rodrigo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: