Diaconia IPEM

Exercicio da misericórdia, tarefa nobre exige diligência e sensibilidade

Perdão, você perdoaria?

Posted by diaconosipem em 15 de outubro de 2012

Então Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu imrão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. (Mateus 18:21-22)

Ontem(14/10/2012) a noite ao retornarmos(eu e minha família) de um culto maravilhoso na I.P.Itaim Pta, resolvemos assistir um pouco de TV e assistindo o fantástico nos deparamos com uma reportagem muito interessante.

Acredito que a grande maioria de vocês que estão lendo esse blog email conhecem essa foto.

Uma rápida resumida.

Essa foto foi tirada em 1972 na guerra do Vietnã, na vila onde essa menina da foto  nua (Kim) morava em uma vila onde foram jogada bombas de napal(substancia incendiaria feito a base de gasolina) Kim aparece nua e gritando pois suas roupas foram queimadas junto com a parte da pele.

Kim, relata que alguns soldados tentaram a ajudar, jogando água, mas a bomba de napal faz queimar debaixo da pele e com isso fez queimar mas profundamente, e com isso ela desmaiou.

Essa foto circulou pelo mundo, houve um grande impacto inclusive o presidente do EUA(na época) Nixon disse que era uma montagem. Ridiculo né!

Na reportagem pelo fantástisco, exibe uma cena(há 18 anos atrás) em que aparece ela abraçando o ex-comandante daquela operação que destruiu centenas de vidas ou mesmo deixou vidas marcadas, cicatrizes profundas(caso dela) e ela comenta no começo foi difícil de perdoar por ser humana, mas ela tem ORADO pelos seus inimigos e  exerceu o PERDÃO.

Opa meus queridos, ela o perdoou? Essa reportagem começou a chamar ainda mais a minha atenção.

Por que?

Assistindo a reportagem, pensei o seguinte:

Nos dias atuais essa pequena palavra PERDÃO, é difícil de encontrar nas atitudes de nossa sociedade, guerra, violência, mãe contra filho, filho contra pai, ninguém respeita as autoridades sejam quais sejam e pasmem inclusive na sociedade chamada Cristã. Mas se essa mulher perdoou, para mim tem um Nome que é sobre todo o Nome, capaz de fazer isso em nossas vidas. Será que é o quem estou pensando?

Hoje(15/10/2012) pela manhã fui pesquisar um pouco mais sobre KIM PHUC.

DEUS, tão somente DEUS havia feito uma transformação na vida daquela mulher, ela entendeu os propósitos de Deus.

Kim leva pendurado no pescoço duas correntes: uma folha de arce e um crucifixo. A primeira é o símbolo de seu país de adoção, Canadá, para onde  fugiu após uma escala em Moscou na época em que voltou e estudou em Cuba. “Eu precisava de ser livre”, diz Phuc, que ainda era um símbolo e por anos foi submetido a um rigoroso controlo do regime comunista.

Perguntada o motivo do segundo pingente em forma de cruz. Ela diz que descobriu a mensagem do Evangelho de Jesus e foi para o  momento de sua viragem (o ponto de conversão). “Eu vivia sofrendo. Odiava minha vida, odiava à gente normal, odiava a quem me tinha feito tanto mal, as cicatrzes… Ler a palavra de Jesus me mudou. Não sou uma pessoa religiosa, mas tenho uma relação muito íntima com Deus. Falo muito com Ele. Quando me doem as feridas, oro. E quanto mais oro, mais paz encontro. Ele (Jesus) me ensinou a amar e perdoar”. Jesus não se cansa do repetir. “Minha missão é ajudar as outras pessoas que passaram pelas mesmas situação que eu passei a perdoar, a ser mais fortes por fora e por dentro”.

Bom, meus amados, sabe o que aconteceu o fato dela ter aprendido a perdoar?

O coração dela se tornou mais leve. Através dessa ação ela esta sempre sorrindo e sempre com pensamentos positivos(uma conclusão minha, tenho certeza q ela deve colocar o texto em vermelho em prática Fp.4:8tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.)

Enfim, passados 40 anos a Kim esta circulando pelo mundo ministrando palestras sobre perdão.

Conclusão

Quantas vezes já ouvi alias ouvimos sermões pelo nosso pastor Gilberto(IPEM) ou outro homem de Deus sobre perdão?

Imagino  durante o sermão temos até um momento de querer tomar alguma atitude, uma vontade de mudar/de perdoar, mas deixamos prá depois.

Chega a segunda-feira  o velho homem começa a se levantar. É aquele esbarrão no metro ou mesmo aquela fechada no transito, para  que eu vire e mande aquela pessoa catar coquinho ( pelo menos no pensamento, alias no pensamento não é coquinho, já sabem para onde vai aquela pessoa).

Precisamos exercer o perdão a começar em nosso lar. Marido e Esposa, Pais e filhos, entre os irmãos e tb entre os irmãos em Cristo Jesus.

Kim se tornou embaixadora da boa vontade da Unesco e criou uma fundação para ajudar outras crianças vítimas de guerras. E corre o mundo inspirando jovens com uma mensagem de paz, fé e perdão.

“Assistir à palestra dela é uma motivação a mais”, conta uma jovem.

“Ela perdeu praticamente tudo que ela tinha, toda a vida dela, e hoje ela está aqui, mostrando que ela conseguiu reverter a dor em amor”, acrescenta um jovem.

“A mensagem que eu quero dar para as pessoas do Brasil é que todo mundo pode aprender a viver com amor, com esperança e perdão. O desafio para todo mundo é: se aquela menininha pôde fazer isso, todo mundo pode fazer também”, declara Kim.

Caso queiram conhecer um pouco melhor sobre a Kim Phuc, acesse o link abaixo, vale a pena.

http://www.odiario.com/blogs/inforgospel/2012/09/22/evangelica-a-menina-kim-phuc-sai-do-inferno-da-guerra-para-o-reino-de-jesus-e-ensina-perdao/

diacono Marquinhos – IPEM

Deixe uma resposta

 
