Diaconia IPEM

Exercicio da misericórdia, tarefa nobre exige diligência e sensibilidade

2o Congresso de Diaconos da IPB em I.P.Ermelino Matarazzo – SP

Posted by diaconosipem em 24 de abril de 2012

Histórico 2o.Congresso de Diaconos

 Após a realização do 1o congresso em 2010 com preletores rev. Heber Campos Jr(Diaconia e Calvino) e  rev. Alcindo Almeida( o diacono como Terapeuta), onde pudemos aprender bastante e logo o desejo de realizar o 2o.Congresso. Esse 2o. congresso nasceu no coração do presidente da junta diaconal recém eleito em Outubro/2011 que logo foi compartilhada a idéia com a toda junta diaconal e todos abraçaram e apoiaram. No mes de novembr0/2011 a nova diretoria Junta Diaconal(2012) se reune para definir o planejamento da junta diaconal em 2012 e também a acertarmos maiores detalhes para realizar o congresso. Dezembro/2011 solicitamos ao nosso rev. Gilberto Pires juntamente com o  conselho da IPEM a autorização para realização do congresso que no tempo oportuno nos respondeu positivamente para realização do evento.

Convite ao diacono Eliezer Gomes

Há mais de um ano venho acompanhando o trabalho realizado pelo irmão diacono Eliezer através de seu blog ( blogdiaconos.wordpress.com ) e admirando muito o trabalho de todos os irmãos, em Dezembro/2011 realizamos o convite e com muito carinho o irmão diacono Eliezer Gomes   membro da Igreja Presbiteriana de Jaguaribe, em João Pessoa e Secretário Presbiterial de Apoio às Juntas Diaconais do Presbitério Sul da Paraíba que aceitou.

Mãos a obras

Solicitamos a irmã Raquel Cardoso(filha do diacono Elias) que nos ajuda-se a criar o cartaz onde a irmã com muito carinho aceitou o desafio e nos ajudou a concretizar o cartaz.

Começamos então a divulgar em todas as igrejas de nosso presbitério e logo em seguida no site da IPB e outras igrejas. Parte da junta diaconal se reunia durante há semana para discutir detalhes e divisão de tarefas para o evento, contamos também com o irmão Djan que muito nos apoiou.

14 de Abril de 2012 dia do Congresso

Deus com sua infinita graça e amor nos presentiou um dia ensolarado, um dia com a presença de quase 110 pessoas espalhados por vários cantos do Brasil.

Nosso camera man(Sr.Antonio), se preparando para filmagem, juntamente com os congressistas se ajeitando.

Diacono Renato Sanches(camiseta bca) cuidou  rigorasamente da parte de som e transmissão dos slides. 

Irmão Adriano(Dida) camisa xadrez, cuidou juntamente com o diacono Elias da parte da recepção.

Demos inicio o evento as 09:20hs com a liturgia do diacono Junior (vice-presidente Junta Diaconal IPEM).

Diacono Junior, iniciou o evento lendo o texto de galatas 6:9-10

E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecidos.

Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

Logo em seguida passou a palavra para ao pastor da igreja local, revendo Gilberto Pires onde saudou a todos e intercedeu pelo congresso.

Irmão diacono Paulo da igreja Batista, teve uma participação maravilhosa, onde dirigiu a igreja cantando o hino Santo-Santo-Santo do hinario  no piano o diacono Julio Cesar(IPEM) e logo em seguida entou 2 louvores de muita reflexão para todos os participantes.

Diacono Marquinhos (presidente Junta Diaconal IPEM ) agradece a todos presentes e fez conhecer as igrejas representadas. Chegou-se a um numero de  110 diáconos, 08 não diáconos (sendo 05 mulheres), 03 presbíteros e 06 pastores, o congresso reuniu representantes  da IPB de 32 igrejas de cidades de estados brasileiros tais como: São Paulo – Capital : 14;   São Paulo – Guarulhos: 02;   São Paulo – Osasco : 01;   São Paulo – Interior : 02;   São Paulo  – Litoral : 03;   Rio de Janeiro : 04;   Campos do Goytacazes(interior)RJ: 01 ; Belo Horizonte : 01; Rio Grande do Norte – Natal: 01; Paraíba – João Pessoa : 06.

Oração  irmão presbitero Paulo Prieto presidente do Sinodo Leste de São Paulo.

Parte dos congressistas.

Após as saudações, louvores, intersecções os congressistas uma rápida parada para tomar café.

 

direita p/esquerda diacono Mauricio(vermelho), diacono Eli, irmã Marisa Vasconselos(esposa do rev.João Marcos Vasconselos), Rev.Alcindo Almeida( I.P.Alphaville).

 Após o café todos os congressistas retornaram para o templo onde foi iniciado a segunda parte com a palestra.

Inicio da palestra  rev.Aldenisio Avelino ( presidente do Presbitério Sul da Paraíba ) ora pela vida e palestra que diacono Eliezer irá realizar.

 A palestra foi muito enriquecedora, com o titulo “A missão do diácono na igreja”, esse tema foi divido em 4 partes:

– A origem do diácono

– Missão do diácono e seus desdobramentos

– A visão de Calvino sobre diáconato

– Aspectos e ações nos dias atuais e outros

Na Igreja, atribui-se ao relato de Atos 6 a instituição diaconal.
E porque esse é um trabalho de escolha, os indicados deveriam ser pessoas de qualidade espiritual, exemplo para os mais novos e inspiração para todos (6.3) Os requisitos exigidos dos diáconos são muito claros na Escritura e estão relacionados em Atos 6.3; e 1Timóteo 3.9-13. O diácono deve ser confiável, cheio do Espírito Santo, cheio de sabedoria, respeitável, pessoa de palavra, temperante, não ganancioso, ter uma consciência limpa, irrepreensível, que bem administre os problemas de sua família, que seja um marido fiel, bom pai, que tenha boa reputação, prudente, equilibrado, acolhedor, tenha capacidade de ensino, não levante conflitos, seja tolerante e calmo.

 Foi destacado durante o congresso de diaconos o lançamento da TVDIACONOS Canal 45 pelo site da IPB, ainda não foi liberado o canal  falta alguns equipamentos para que se possa tornar 100% disponivel em alta qualificação.

Após o término da palestra as 13:00hs (1ª parte) os congressistas se dirigiram para o local do almoço, onde tivemos um ótimo momento de descontração e também de comunhão com outros irmãos de outras igrejas.

 

 

 

 Equipe da cozinha formada da direita p/ esquerda : Azenildes, Henriqueta Silverio, Taty, Simone, diac.Julio, Sonete, presb.Valter e Vera. Não esta na fato mas o diacono Sidnei Alexandre, também fez parte dessa preciosa equipe que nos proporcionou um ótimo café da manhã, um excelente almoço e um maravilhoso café da tarde.

 diacono Sidnei, integrante da equipe de cozinha atrás do presb. Valter

 Após o almoço os congressistas voltaram para o templo para a segunda e ultima parte do congresso onde houve um forum com perguntas e apresentação de alguns projetos realizados pelos irmãos em suas igrejas.

Irmão Eliezer respondendo as várias perguntas do fórum.

Contribuição feminina da irmã Marisa Vasconselos.

O congresso foi finalisado com uma foto com todos os participantes. Devido o horario um pouco avançado alguns já tinham retornado aos seus lares/igrejas.

CONCLUSÃO

Diaconia não é apenas um certo setor da atividade da igreja. Diaconia é a própria identidade da Igreja. A igreja não apenas exerce diaconia ela se define  e se identifica pela diaconia: A igreja de Jesus ou é diaconal ou não é igreja de Jesus.

Jesus Servo é contemplado como princípio e paradigma de toda a missão de seus discípulos e discípulas: Mc 10,43-45; Lc 22,26s. e Jo 12,25s.: seguir a Jesus é servir (cf. Mc 9,33-37). O serviço é, assim, a própria identidade do discipulado. Não é que se é discípulo(a) e, por conseqüência, se exerce o serviço. Não. É-se discípulo na medida em que se é servidor. Discípulo equivale a diácono, a servidor.

Por isso, toda tarefa de dedicação ao evangelho é diaconia, desde a proclamação missionária até a edificação da comunidade: é o “Serviço do Evangelho” (cf. 2Cor 4,1; 5,18; Cl 1,23; Rm 11,13)     extraído

A junta diaconal da I.P.Ermelino Matarazzo, agradece primeiramente ao nosso bondoso Deus, que nos  concedeu um evento sensacional, agradecemos a todas pessoas que diretamente e inderetamente nos apoiou para a realização do congresso, conselho e pastores da Igreja Presbiteriana de Ermelino Matarazzo.

Obrigado Raquel(filha Elias) elaboração do cartaz

Obrigado Dani(secretaria IPEM) pela auxilio, feedback qdo alguma igreja ligava ou mandava email pedindo alguma informação.

Obrigado equipe MIDI, SOM ( Djan, Emilião, Estevão(filho presb.Valter) )

Obrigado por alguns diáconos terem desembolsado dinheiro do próprio bolso ou mesmo realizado esforços físicos para a contribuição e realização desse congresso.

Obrigado a equipe da cozinha.

Obrigado zeladoria

Obrigado pelas pessoas que mesmo não sendo oficiais estiveram nos apoiando com sua adorável presença.

Obrigado presb.Carlos Pereira, família Oliveira(diac. Junior), meu irmão(Adriano) e cunhada(Taty) pela ajuda a recepcionar nossos irmãos de outros estados.

Fotos IPEM, diaconos Heraldo Soares e Daniel Menezes.

2 Respostas to “2o Congresso de Diaconos da IPB em I.P.Ermelino Matarazzo – SP”

  1. […]              Chegou-se a um numero de  110 diáconos presentes, 08 não diáconos (sendo 05 mulheres), 03 presbíteros e 06 pastores, o congresso reuniu representantes  da IPB de 32 igrejas de cidades de estados brasileiros tais como: São Paulo – Capital : 14;   São Paulo – Guarulhos: 02;   São Paulo – Osasco : 01;   São Paulo – Interior : 02;   São Paulo  – Litoral : 03;   Rio de Janeiro : 04;   Campos do Goytacazes(interior)RJ: 01 ; Belo Horizonte : 01; Rio Grande do Norte – Natal: 01; Paraíba – João Pessoa : 06.  ( maiores detalhes: https://diaconosipem.wordpress.com/2012/04/24/2o-congresso-de-diaconos-da-ipb-em-i-p-ermelino-mataraz… ) […]

  2. […] EBD: relatório junta… em 2o Congresso de Diaconos da IP… […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: